Censura

Tenho ouvido de muitos comediantes uma premissa que virou mito no meio do stand up comedy brasileiro: “apenas comediantes negros podem fazer piadas sobre negros!”

Absurdo! Como assim? Quer dizer que há um terreno minado no stand up onde  apenas uma categoria pode pisar, e esta categoria está apta a pisar ali não pelo que tem a dizer, mas pela cor de sua pele? Qualquer criterio de capacidade que passe pela cor da pele, é racista.

Qualquer comediante pode fazer piada com negros, judeus, chineses, favelados, árabes… desde que tenha algo a dizer. Piadas racistas proferidas por um negro não deixam de ser racistas. Piadas antisemitas ditas pou um  judeu não deixam de ser racistas.

O policitamente correto nasceu para garantir e proteger determinados direitos. Só pra isto. O humor tem o sentido de revelar o que está oculto, de criticar, de mostrar a hipocrisia de nossa sociedade, quando o comediante compactua com o pensamento racista, retrógrado, intolerante, está traindo sua arte.

Chris Rock não faz piada sobre preto, ele critica um modo de agir de determinada categoria nos estados unidos, quando ele se refere ao “niger” está na verdade falando do looser, do cidadão que simplesmente não corre atrás, que pendura-se no seguro social e passa a viver dele feito um parasita. Algumas pessoas acham que o texto de Cris Rock é uma abertura para simplesmente poder “pejorar” a imagem dos negros.

Eu posso sim fazer piadas com negros, posso dizer que no meu tempo havia piadas como: porque deus fez o mundo redondo? resposta: pros pretos nao cagarem nos cantos! Mas esta não deve ser a piada, deve ser apenas uma contextualização para em seguida eu emitir minha opinião sobre o assunto. É uma metalinguagem.

Tudo é material para o humor. Tudo. O que conta é o que cada um tem a dizer. Se você não tem nada a dizer, melhor concentrar-se em piadas sobre McDonald’s, celebridades, informatica…

    • @PauloBatistella
    • 1 de Novembro, 2011

    Eu ia comentar sobre o texto do blog, mas só podem comentar aqueles que escrevem textos em blogs.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: